Treino de Musculação na Fibrose Cística

 

Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando-se mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.


A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isso vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto o exercício aeróbico prepara o coração para atividades suaves e prolongadas.

Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

A musculação melhora a postura através do fortalecimento dos músculos da coluna e dos músculos abdominais, pois a maioria dos casos de dores nas costas são relacionadas à fraqueza muscular e ao encurtamento dos músculos. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

Outro benefício dessa modalidade de treinamento é a melhora do sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbica é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir é bem mais fácil.

O objetivo do treinamento físico através da musculação em portadores de Fibrose Cística;

  •  Facilitar o aumento da massa magra;
  •  Aumentar a força e a resistência física;
  •  Melhorar a imagem corporal através de uma melhor postura e ganho de peso;
  •  Propiciar socialização no ambiente de treinamento;
  •  Melhora da coordenação motora;

Trabalha e define rapidamente os músculos, principalmente os das pernas, braços e abdômen.

Mas lembre-se que antes de iniciar um programa de exercícios de musculação, devemos passar pela avaliação do Fisioterapeuta e do Nutricionista.  A atividade física aumenta o gasto energético e se você não melhorar a alimentação ao invés de engordar e ganhar massa magra, vai emagrecer, e isto não é bom para a pessoa com Fibrose Cística.

Jovânia Ramos

Renata Aurichio

Alunas do Uni-BH

Cristiane C. Coelho

Professora do Uni - BH

Evanirso da S. Aquino

Professor do Uni-BH e membro do conselho cientifico da AMAM

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br