Incontinência Urinária de Esforço em Pacientes com Fibrose Cística

 

A incontinência urinária de  esforço  é a incapacidade de segurar a urina diante   de uma situação de esforço físico, ou seja,   perda involuntária de urina durante atividades físicas em que a pressão intra-abdominal é elevada.

Este esforço pode ser uma caminhada, crises de tosse ou mesmo durante acesso de risos.

A incidência de  incontinência urinária é relativamente maior  em mulheres com fibrose cística  que já tenham desenvolvido a doença pulmonar. A tosse é mencionada como a maior causa de incontinência urinária nestas mulheres. Isto acontece devido à sobrecarga imposta pela manobra nos músculos localizados no abdômen, o que  aumenta significativamente a pressão abdominal deixando a musculatura do períneo  sobrecarregada e fraca.   Os músculos do períneo são também responsáveis por liberar ou prender a urina. Em situações de exacerbação do quadro respiratório onde acontece um aumento da tosse  a perda urinária durante este momento é maior.

A tosse é uma defesa do organismo contra  agentes que agridem os pulmões. A maior parte das secreções dos pulmões é eliminada através tosse, sendo esta manobra uma grande ferramenta para a fisioterapia respiratória.  Algumas estratégias podem ser indicadas para melhorar o desconforto durante as crises intensas de tosse. A fisioterapia pode ensinar técnicas que podem ajudar tanto no controle da tosse,  como também na redução da perda urinária, tais como exercícios para o músculo períneo, bem como todo o assoalho pélvico, fortalecendo esta musculatura e reduzindo a fraqueza destes músculos. Isto poderá ajudar na diminuição da perda urinária durante  a tosse.

Caso você  esteja apresentando perda urinária durante a tosse ou durante esforço físico marque uma consulta com  o fisioterapeuta para que juntos vocês possam resolver este problema que incomoda muitas pessoas de todas as idades.

 

Alunas: Tatiana Monteiro dos Reis

              Juliana Márcia da Silva Mendes

Professores: Evanirso da Silva Aquino - Fisioterapeuta e membro do Conselho Científico da AMAM/ Cristiane Cenachi Coelho - Fisioterapeuta

 

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br