Diabetes na Fibrose Cística

 

Diabetes mellitus é uma patologia causada por falta parcial ou total de insulina ou incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos metabólicos, levando à hiperglicemia (aumento de glicose no sangue).

Os pacientes com FC podem desenvolver a diabetes devido à desnutrição das células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina e/ou à resistência periférica à ação da insulina causada pelas infecções pulmonares crônicas e pela elevação de hormônios contra-regulares (cortisol e catecolameninas), entre outros.

Cerca de 5% a 15% dos fibrocísticos apresentam diabetes, diagnosticada entre 18 e 24 anos de idade.

A maioria das pessoas que a desenvolve apresentam, durante diversos anos, “intolerância à glicose” antes que a diabetes se torne perceptível. Menos da metade dos pacientes com FC que desenvolvem diabetes apresentam perda de peso, fadiga ou perda de energia e piora da função pulmonar, que podem passar despercebidos. A diabetes pode ser diagnosticada por dois tipos de testes: medição de glicose no sangue e teste oral de tolerância à glicose.

O diagnóstico precoce e os cuidados médicos apropriados são indispensáveis ao tratamento. O tratamento nutricional para o paciente com FC que desenvolve diabetes consiste em manter um estado nutricional adequado, sem fazer restrição calórica, sendo necessário o fracionamento da dieta (fazer mais refeições durante o dia).

O ajuste da dose de insulina irá controlar os níveis de glicose no sangue, o que deverá ser feito pelo médico que acompanha o pacientes com FC.

A condução do tratamento correto depende do indivíduo e de sua vontade em participar de seu próprio cuidado.

 

Cíntia Passos

Nutricionista 

 

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br