Desnutrição e Sistema Imunológico na Fibrose Cística

O balanço entre os nutrientes que ingerimos e aqueles que necessitamos é de extrema importância para qualquer indivíduo. 

Na Fibrose Cística é comum ocorrer um desequilíbrio entre as necessidades nutricionais e a ingestão de nutrientes que leva à desnutrição. Esta desnutrição é causada por uma combinação de diversos fatores como: Aumento do gasto energético, ingestão dietética insuficiente, falta de apetite, má digestão de gordura e proteína, acompanhados da má absorção de nutrientes. 

Quando ocorre desnutrição nos pacientes com Fibrose Cística a função dos músculos respiratórios, a sua elasticidade e a função imune, ficam afetados levando a deterioração da função pulmonar. 

A má alimentação altera os padrões de resposta do sistema imunológico. Uma dieta adequada contribui para melhorar a capacidade do organismo de responder às infecções e ainda fortalecer seu sistema imunológico que atua como um sistema de defesa integrado do hospedeiro para eliminar o agente infeccioso e oferecer uma proteção duradoura. Age através de uma interação e cooperação efetiva entre os sistemas específicos e inespecíficos de defesa.

 

Cíntia Passos - Nutricionista 

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br