A Psicologia Diante da Hospitalização do Paciente com Fibrose Cística

O paciente com Fibrose Cística que aderir aos cuidados necessários para lidar com a doença, pode garantir sua qualidade de vida. Na maioria dos casos, este paciente é tratado no âmbito domiciliar e ambulatorial, mas em outros específicos é necessária a sua hospitalização temporária, o que acarreta uma interrupção no seu ritmo de vida, afetando de alguma forma seu estado emocional. Fatores como afastamento do ambiente familiar, escolar e/ou profissional, isolamento, rompimento de laços afetivos e sociais, além das limitações que envolvem a própria doença e internação, interferem na recuperação do paciente.

O contexto hospitalar pode provocar no paciente várias reações, como tristeza, medo, revolta, insegurança, ansiedade, ressentimentos, baixa auto-estima e alteração na imagem do eu corporal. No início da internação o paciente pode expressar principalmente sentimentos negativos, mas com o avanço do processo terapêutico serão substituídos por atitudes positivas que seguem em direção a um reposicionamento frente a esta parte do tratamento. Porém, cada pessoa manifestará sua angústia e revelará variados sentimentos de forma particular. O que é sentido pelo paciente é da ordem do imprevisível e bastante subjetivo. A psicologia avalia cada caso, para a partir daí, operar no sentido de viabilizar junto ao paciente condições para enfrentar melhor este momento, visto que todos possuímos recursos  que podem ativar nossos potenciais.

 Ao considerar o paciente como único, o profissional de saúde estará dando significado à sua condição humana e propiciando uma operação na atitude do paciente, bem como também uma maior implicação dele no seu tratamento e recuperação, já que o mesmo se sentirá acolhido em sua dor. É de fundamental importância a presença de uma equipe multiprofissional que possibilite um tratamento adequado com foco no paciente.

 

                                                                                      Christianne Gonçalves dos Santos

                                                                                                  Psicóloga/AMAM

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br