06/06/2020 : Dia Nacional do Teste do Pezinho

Dia Nacional do Teste do Pezinho.
 
A Fibrose Cística (FC) é uma das patologias triadas pelo Teste do Pezinho, implantada na fase 3 do Programa de Triagem Neonatal (PNTN).
Em Minas Gerais a Triagem Neonatal para FC teve início em 2003, se deu por meio de Ação Cívil Pública movida pelo Ministério Público a pedido da AMAM, que pleiteava junto ao Estado a implantação do diagnóstico precoce e o acesso ao holl de medicamentos para tratar a patologia. Foi um marco na história da AMAM e de centenas de pessoas que passaram a ter o direito e privilégio de acesso ao diagnóstico nos primeiros dias de vida.
Atualmente, cerca de 350 pessoas diagnósticadas pelo teste do pezinho, são acompanhadas nos cinco Centros de Tratamento para FC no Estado. O número de pessoas em tratamento para FC em Minas é de aproximadamente 620 pacientes.
O NUPAD-Núcleo de Ações e Apoio em Pesquisa e Diagnóstico da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, é responsável pelo PNTN no Estado, realiza um serviço de excelência, cobrindo 100% dos municipios mineiros.
 
Na oportunidade reenteramos nossos agradecimentos a todos os profissionais que atuam nas àreas do Programa de Triagem Neonatal, proporcionando a milhares de pessoas o diagnóstico e tratamento precoce. Da primeira coleta ao encaminhamento e acompanhamento, colocam total dedicação e amor em uma ação tão importante, que resgarda a vida e qualidade de vida dos diagnósticados.
  • Foto anterior Próxima foto

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br