09/01/2019 : COMUNICADO SOBRE O DESABASTECIMENTO E FALTA DE MEDICAMENTOS PARA PESSOAS COM FIBROSE CÍSTICA

Belo Horizonte, 09 de janeiro de 2019.

 

COMUNICADO SOBRE O DESABASTECIMENTO E FALTA DE MEDICAMENTOS  PARA PESSOAS COM FIBROSE CÍSTICA NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

 

O Governador empossado dia 01/01/2019, exonerou grande parte dos funcionários, afetando vários setores. Um dos setores foi o Almoxarifado que distribui os medicamentos para as Regionais do Estado (GRS), hoje o almoxarifado opera com número reduzido de pessoal para atender a demanda existente.

Essa informação é da própria Secretaria Estadual de Saúde (SES), fornecida através de funcionários que permaneceram nas atividades.

Com isso alguns medicamentos já estão desabastecidos em algumas GRS, dentre eles destacamos: Creon 10.000, Creon 25.000, Pulmozyme, Colistimetato sódico 1.000.000UI.

Como de praxe a AMAM já repassou para a Promotoria de Defesa da Saúde a gravidade da situação para que possam ser adotadas providências que venham resolver a questão.

Também estamos em contato com a SES/MG na busca de uma solução para o problema que afeta milhares de pessoas, de várias patologias em todo Estado.

A Promotoria já sinalizou que está adotando medidas para resolver a questão, e todos nós familiares e pacientes devemos estar atentos e acompanhando o andamento dos trabalhos, bem como participando efetivamente.

A Ação Civil Pública. Processo: Autos nº 0024.02.809137-9, de 2002, movida pelo Ministério Público a pedido da AMAM, que garante os medicamentos para Fibrose Cística em Minas Gerais, fica em movimento constante a fim de garantir a Assistência dos pacientes, a luta sempre foi árdua e constante. Solicitamos os associados que nos contate em caso de dúvidas, bem como encaminhem declaração de falta de medicamentos, com cópia da receita, mesmo que já tenham feito em outras datas, para que possamos entregar e juntar ao Processo no Ministério Público, assim reforçamos a falta de cumprimento de sentença, e descaso dos gestores públicos com serviços essenciais a vida dos cidadãos de maneira continuada.

Está em falta também os medicamentos que já tiveram os pregões homologados pela SES/MG, e estão aguardando entrega por parte do fornecedor, sendo eles: Ácido Ursodesoxicólico 150mg – Ursacol, Tobramicina Inalatória 300mg/5ml, Zoteon (Tobramicina em pó), Cloreto de Sódio 0,9%, Cloreto de Sódio 10%, Ranitidina solução oral 150mg, Xinafoato salmeterol+ propionato fluticasona spray 25mcg+125mcg, Amoxicilina 250mg/5mL + Clavulanato de Potássio 62,5/5ml suspensões , Amoxicilina 500mg + Clavulanato de Potássio 125mg, Azitromicina 200mg / 5ml – suspensão , Cefalexina 500mg, Ciprofloxacino 500mg, Omeprazol 20mg ,Prednisona 20 mg, Sulfametoxazol + trimetropina 400mg/ 80mg, Aptamil 1º e 2 º semestre, Pregomin.

Estamos acompanhando junto ao ministério Público e SES/MG, tão logo estes medicamentos comecem a ser distribuídos comunicaremos a todos.

Algumas dietas estão como: Nutren 1.5, Nutridrink Compact, Nutren Active, Nutrini Energy Muti Fiber, estão aguardando novo processo de compra.

O momento é muito delicado, e assim como sempre foi, independente do gestor que estiver no governo, estaremos sempre cobrando pelo acesso adequado e a garantia dos direitos dos pacientes. Mais uma vez reiteramos que a participação de todos é de suma importância.

Em breve traremos novas informações a respeito.

AMAM

  • Foto anterior Próxima foto

Contribua com a Amam

A AMAM é uma organização não governamental que tem ajudado a milhares de pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Precisamos de sua ajuda para continuar este trabalho! Faça sua contribuição

AMAM - Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Fibrose Cística

Rua dos Otoni, 690 sala 302, Bairro Santa Efigênia - CEP: 30150-274
Belo Horizonte - MG
tenil.com.br